AVALIAÇÃO DE VIBRAÇÃO OCUPACIONAL
A exposição ocupacional continuada às vibrações pode causar sérios prejuízos à saúde do trabalhador, como doenças vasculares, neurológicas e musculares, se não houver controle dos riscos e proteção adequada.
Pelo Anexo 8 - Vibração da Norma Regulamentadora n° 15 - Atividades e Operações Insalubres a vibração é caracterizada em Vibração de Mãos e Braços (VMB) e Vibração de Corpo Inteiro (VCI).
A Vibração de Mãos e Braços pode ser produzida por ferramentas manuais como: furadeira, motosserra, martelete, dentre outros, já a Vibração de Corpo Inteiro resulta do trabalho que envolve a condução de máquinas/veículos como: empilhadeira, pá carregadeira, retroescavadeira, trator, etc.
A avaliação quantitativa de vibração ocupacional de corpo inteiro e de mãos e braços proporciona que medidas preventivas sejam tomadas, bem como medidas corretivas e de controle quanto a exposição às vibrações que podem chegar a afetar tanto a segurança quanto a saúde dos colaboradores.
Para realização da avaliação quantitativas de vibração é necessária a utilização de um monitor de vibração. A Daluz Consultoria utiliza o Vibrate fabricado pela Criffer.
Metodologia de Avaliação
-
NHO 09 - Procedimento Técnico - Avaliação da Exposição Ocupacional a Vibração de Corpo Inteiro da FUNDACENTRO;
-
NHO 10 - Procedimento Técnico - Avaliação da Exposição Ocupacional a Vibração em Mãos e Braços da FUNDACENTRO.
A Daluz Consultoria atua com alto padrão de qualidade oferecendo a prestação de serviço de avaliação de vibração ocupacional em acordo com todas as normas legais. A empresa dispõe de uma equipe profissional multidisciplinar altamente experiente nos segmentos de Segurança do Trabalho, Medicina do Trabalho e Higiene do Trabalho.
As medições devem ser efetuadas no local onde permanece o trabalhador, à altura da região do corpo mais atingida.
Consulte a Daluz Consultoria para a realização da Avaliação Vibração Ocupacional em sua empresa.
Juiz de Fora, 14 de Outubro de 2021